Reportagem:4 mitos que você deve conhecer sobre proteção solar


Cuidados com o sol


Bom dia, leitor.
O sol está cada vez mais forte, não é mesmo? Nessa época do ano, a recomendação é o aumento no consumo de líquidos, principalmente a água, e de protetores solares que evitam as manchas na pele, além de protegê-la. Pensando nisso, resolvi trazer alguns mitos sobre a proteção solar indicados pela dermatologista Renata Domingues, de São Paulo.
Mito 1
Fator de proteção solar (FPS) bloqueia o sol?
Mentira. Nenhum protetor solar oferece uma barreira completa. O FPS é baseado no tempo que leva para a pele desprotegida ficar vermelha. Se você se queima em 10 minutos debaixo do sol sem proteção, por exemplo, um protetor solar fator 2 permite que você fique do lado de fora por 20 minutos antes de começar a se queimar.
Mito 2
Meu filho precisa usar um protetor solar especial para crianças?
Apenas bebês com menos de seis meses precisam de uma fórmula especial – com dióxido de titânio ou óxido de zinco. Esses ingredientes formam uma barreira física e os raios solares não são absorvidos. Mas após os seis meses, seu filho já pode usar o mesmo protetor solar que você usa.
Mito 3
Não tem problema usar protetor solar do ano passado?
Protetor solar tem data de validade e é preciso prestar atenção porque os ingredientes ativos começam a perder o efeito depois de um tempo. Se você comprou um frasco ano passado, nunca usou e ele ainda está dentro do prazo então use-o, mas se ele já foi usado e exposto ao calor jogue fora.
Mito 4
Devo passar protetor solar ao chegar à praia?
É melhor aplicar o protetor 20 minutos antes de chegar à praia. Muitos dos ingredientes ativos são químicos que precisam de tempo para entrar na pele para fazer efeito.
Espero que tenha gostado da dica. E, não esqueça! As frutas e hortaliças também são essenciais para nutrir e hidratar o organismo no verão. Alface, melão, melancia, banana… Todos esses alimentos são riquíssimos em água e possuem compostos bioativos que favorecem a boa saúde.
Um abraço,
Suzana Mattos
Editora

Sobre lojaeditoraescala

Loja Virtual Editora Escala, mais de 4 mil produtos à sua disposição, confira as promoções! Confira : www.escala.com.br Venda direta de revistas e livros de diversos segmentos, como artesanato, decoração, moda e beleza, além de títulos da Ed. Larousse e Escala Educacional. A origem do grupo é a fundação da Editora Escala em 2 de março de 1992, no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Atua nas áreas de ediçao, impressao e distribuiçao de livros didáticos, paradidáticos e de revistas. Missao Divulgar a informaçao e o conhecimento com responsabilidade social e ambiental. Visão Um país onde todas as pessoas tenham acesso à leitura e à informaçao e assim possam construir uma vida melhor.

Publicado em 13/12/2010, em Reportagens e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: